Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mão na roda

Mão na roda

O que significa?
Expressão usada no Brasil que quer dizer auxílio que chega em boa hora.

Como surgiu?
Pensa-se que provém das situações em que a carreta atolava, e os peões a colocavam em movimento, empurrando as rodas com as mãos.


Ovo de Colombo

O que significa?
É uma expressão metafórica, segundo a qual algo que parece difícil de ser realizado, torna-se fácil depois que alguém mostra como se faz. Quer dizer que qualquer pessoa poderia realizar o feito.

Como surgiu?
A origem dessa expressão, como algumas que vimos, possui duas versões:

1)Quando Cristóvão Colombo voltou para a Espanha, depois que descobriu a América, foi homenageado pelo cardeal Pedro Gonzalo de Mendonza com um banquete. Alguns convidados desmereceram a sua façanha, dizendo que qualquer navegador poderia tê-la realizado. Colombo, então, desafiou-os a colocar um ovo em pé. Como ninguém o conseguisse, ele simplesmente bateu uma das extremidades do ovo na mesa, o que permitiu que o ovo ficasse em pé. Ele lembrou que era fácil, mas primeiro, seria necessário ter a ideia.

2) Historiadores afirmam que foi na Itália que apareceu a expressão, quando o arquiteto Filippo Brunelleschi não quis mostrar seu projeto da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiori, em Florença, para alguns arquitetos e desfiou-os a colocar um ovo em . Como nenhum conseguisse, ele bateu o ovo sobre a mesa e amassou uma de suas extremidades, ficando o ovo em pé. Os arquitetos disseram que assim eles poderiam fazer, e Filippo declarou que desse jeito, eles também poderiam copiar o projeto dele.

Pra inglês ver

O que significa?
Fazer de conta, para manter as aparências.

Como surgiu?
Por volta de 1830, a Inglaterra determinou que o Brasil promulgasse uma lei que terminasse com o tráfico de escravos. O Brasil aprovou a lei, mas todos sabiam que ela não seria cumprida, era uma lei para enganar os ingleses. Todos sabemos que a abolição da escravatura só aconteceu em 13 de maio de 1888, isto é, 58 anos depois.

Imagem:wp.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário