Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dor de cotovelo




Dor de cotovelo

O que significa?
Emprega-se esta expressão, quando uma pessoa está com ciúmes devido a uma decepção de amor.

Como surgiu?
Em geral, quando isso acontecia, o apaixonado passava horas num um bar bebendo com os cotovelos apoiados na mesa, chorando e lastimando-se. Ficando muito tempo nesta posição, a pessoa sentia dor, e esta imagem deu origem à expressão.

Fazer gato-sapato

O que significa?
Quando alguém é tratado com desdém.

Como surgiu?
O dito tem duas possíveis origens:

A)De uma brincadeira de crianças, que consistia no seguinte: vendavam-se os olhos de uma criança, que, desse modo, tentava pegar outra criança. Enquanto isso não acontecesse, as demais batiam nela com sapatos.

2) De acordo com o escritor Marcelo Duarte, pode a expressão ter origem na abreviação da palavra sapato, no tempo em que se escrevia “çapato”, que era “çato”. Conforme a caligrafia da pessoa, podia ser confundido com gato.

Vai dar zebra

O que significa?
Um acontecimento que não se espera.

Como surgiu?
Em 1964, um treinador de futebol muito brincalhão dizia para os repórteres que a Portuguesa seria campeã naquele ano. Ele dizia que “ia dar zebra”, isso porque esse bicho não faz parte da lista do jogo do bicho (que são 25). Os repórteres gostaram do jargão e começaram, então, a aplicá-lo, divulgando-o.

Imagem: 8tracks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário