Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comer com os olhos


Comer com os olhos


O que significa?

 Significa comer mais do que o necessário para passar a fome, comer além do que é preciso, comer muito. Esta expressão também se emprega quando alguém transmite pelo olhar que está desejando alguma coisa ou pessoa e que não haja o contato físico.


Como surgiu?

Está relacionada às cerimônias fúnebres dos romanos antigos, em que eram servidos banquetes aos deuses, mas ninguém podia comer nem tocar os alimentos. As pessoas admiravam-nos.

  

Da Virada


O que significa?

Tem vários significados: uma criança travessa, uma pessoa que gosta de criar caso e serve até como elogio a um indivíduo corajoso.


Como surgiu?

Quando esta expressão surgiu tinha o sentido único de designar uma pessoa sem ocupação, irresponsável, que não trabalhava, em conotação com a pá de pedreiro virada para o solo, que é um instrumento sem utilidade.

Imagem:brasilescola.uol.com.br

2 comentários:

  1. “IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”

    A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, favor entrar em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com

    Obs (PS): O tema é livre.

    ResponderExcluir