Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Estar com a macaca


Estar com a macaca

O que significa?


Quando surgiu queria dizer que a pessoa estava possuída pelo demônio. Hoje “estar com a macaca” significa estar nervoso, estressado, irritado.


Como surgiu?


Em alguns países, as pessoas acreditavam que as palavras demônio e diabo eram portadores de má sorte, então começaram a usar outras (como eufemismo): cão, macaca, por exemplo.



Pensando na morte da bezerra


O que significa?

Esta expressão quer dizer estar com o pensamento longe, alheio ao mundo que o cerca.


Como surgiu?

Acredita-se que a sua origem esteja vinculada às tradições hebraicas. Era costume entre o povo hebreu sacrificar bezerros como forma de redenção dos pecados.

Conta a história que o rei Absalão resolveu sacrificar a bezerra pela qual seu filho tinha enorme afeição. Apesar de o menino pedir ao pai que poupasse seu animalzinho predileto, o rei o sacrificou. Após a morte do animal, o menino ficou numa tristeza sem fim e lamentou a sua perda até morrer.
Imagens: Google

Um comentário:

  1. Olá! Adorei o blog.. É tudo bem explicado e eu tava fazendo uma pesquisa sobre expressões e me foi muito útil! Continue postando!! :)

    ResponderExcluir