Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ovelha negra






Ovelha negra




O que significa?


“Ovelha negra” é aquela pessoa diferente das demais. É empregada em geral em sentido pejorativo, portanto aqueles diferentes por suas atitudes erradas ou que não condizem com o comportamento considerado normal. Não é uma expressão somente da Língua Portuguesa. Na Antiguidade, os animais pretos eram considerados maléficos, por isso eram sacrificados e oferecidos aos deuses. É muito comum na linguagem coloquial dizer-se que fulano é o “ovelha negra” da família, isto é, seu comportamento destoa dos outros, mas para o lado negativo.






Como surgiu?


As ovelhas são, em geral, brancas, porém, às vezes, ocorrem mutações genéticas, e nasce uma preta, e ela se destaca das outras. A expressão surgiu com o pastoreio, geralmente a ovelha que nascia preta era mais difícil de ser cuidada e tratada. Como a lã preta não podia ser tingida, os pastores preferiam as ovelhas de lã branca (porque ela, sim, podia ser tingida), e assim a ovelha branca podia ser vendida por um preço mais alto.




Comprar gato por lebre


O que significa?


Significa ser enganado, levar o que não adquiriu.






Como surgiu?


Esta expressão surgiu em Portugal. Segundo alguns historiadores, como gato e lebre ficavam muito parecidos depois que lhe tirassem a pele, passaram a servir gato em vez de lebre nas estalagens. Até Camões cita esta expressão em um poema:


“Fantasia de donzela
não há quem como eu as quebre
porque certo cuidam elas
que com palavrinhas belas
nos vendem gato por lebre."


Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário