Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







sábado, 16 de março de 2013

Aos trancos e barrancos



Aos trancos e barrancos

O que significa?
Levar uma situação adiante com grande dificuldade.

Como surgiu?
Oriunda de Portugal. Tranco significa esbarrão, empurrão, salto que o cavalo dá, tombo provocado por outra pessoa com o corpo. Barranco, no Brasil, quer dizer ribanceira de um rio que tem margem íngreme e em Portugal “é uma vala aberta por ações da natureza, como uma enxurrada, ou pelo homem”.

Pagar o Pato

O que significa?
Sofrer as consequências por uma ação praticada por outra pessoa. Pagar as despesas que outra pessoa fez.

Como surgiu?
Existem duas versões sobre a origem desta expressão:

1)Segundo uma delas, uma mulher casada queria comprar um pato que vira com certo homem. Como não tivesse dinheiro, propôs ao dono da ave pagar-lhe com favores sexuais. A forma de pagamento foi aceita. Mas no dia em que vendedor e compradora discutiam se a quantidade de sexo já era suficiente para pagar a ave, chegou o marido, que, para acabar com a desavença, pagou o pato com dinheiro.

2)A outra versão reporta-se a um jogo vigente em Portugal, que consistia em amarrar um pato num poste, e os jogadores cavalgavam em direção à ave para cortar as cordas, que o prendiam, tendo que fazer isso com um só golpe. O competidor que não conseguisse desamarrar o pato, pagava-o com dinheiro.

Vestir a carapuça

O que significa?
Tomar para si crítica impessoal ou assumir a culpa de algo. Carapuça é um capuz de forma cônica que esconde o rosto, escondendo também a identidade de quem o vestia, como os usados pela Ku Klux Klan.

Como surgiu?
Essa expressão data do tempo da Inquisição (um tribunal que condenava e punia hereges), na Idade Média, porque os condenados eram obrigados a comparecer aos julgamentos, vestindo uma túnica e uma carapuça, portanto quem vestisse essa indumentária era réu.

Imagem: www.dicionariodeexpressoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário