Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







sexta-feira, 14 de junho de 2013

Elefante branco



Elefante branco

O que significa?
Uma construção grande que não tem serventia.

Como surgiu?
Sua origem vem de costume do antigo reino do Sião, que fica atualmente na Tailândia. Neste reino, era costume que o rei presenteasse com um elefante branco aqueles cortesãos que caíam em desgraça. Ora, o elefante era animal sagrado e como tal não se podia fazê-lo trabalhar nem podia ser vendido, e porque era presente do rei, nem ser morto, nem ser recusado. O que restava, então? Alimentá-lo sem nenhuma recompensa.

Fazer tempestade num copo d'água

O que significa?
Fazer um escândalo por um motivo banal.

Como surgiu?
Nesta expressão tanto o copoágua como tempestade são usados em sentido figurado. A tempestade remete escarcéu e copoágua, a algo trivial. A imagem que se faz é de um enorme fenômeno meteorológico acontecesse num ambiente muito pequeno

Quintos dos infernos
O que significa?
Um lugar muito longe.

Como surgiu?
Deixo que o professor Cláudio Moreno explique: Essa é expressão meio misteriosa; há muitas hipóteses para sua origem:

1)Uma corrente (com variantes, é claro) associa o termo quintos ao imposto de 20% cobrados pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro fundido no Brasil. Falava-se em quintos mais ou menos como hoje ainda se fala em décimas, no sentido tributário. Em Parati, por exemplo, até hoje existe a velha Casa dos Quintos. O navio que levava a Lisboa o produto dessa arrecadação era a nau dos quintos; por causa da antipatia que os brasileiros sentiam por esse tributo, teria sido agregada a locução "dos infernos", ficando então completa a expressão.

2)Outra corrente volta-se para Quintos, uma das freguesias de Beja, em Portugal. Como estava situada, na Idade Média, no limite do território português, a localidade era alvo constante das investidas dos chefes árabes que dominavam grande parte da Península Ibérica, o que tornava infernal a vida nessas paragens. Daí teria vindo o hábito de arrenegar os desafetos e inimigos, mandando-os para "os Quintos dos infernos"”.


Imagem: oseculoxx.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário