Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







quarta-feira, 17 de abril de 2013

Andar na linha



Andar na linha

O que significa?
Segundo o dicionário inFormal, “andar na linha” significa “manter a postura, agir corretamente”.

Como surgiu?
Existem duas origens para essa expressão:

1)A primeira aconteceu numa analogia às linhas de ferro, porque os vagões só andam se estiverem corretamente sobre os trilhos.

2)A segunda pode ter acontecido nos quartéis: os soldados devem sempre andar na linha: quer quando marcham nos pelotões um atrás do outro, quer quando obedecem a seus superiores, pois em ambos os casos se isso não acontecer eles serão punidos.

Gatos-pingados

O que significa?
Usado quando poucas pessoas assistem ao evento.

Como surgiu?
Expressão relacionada a uma prática de tortura japonesa que consistia em derramar óleo fervendo sobre criminoso e animais, principalmente gatos. Às vezes, mergulhavam os pés das pessoas em óleo fervente. A crueldade da tortura era tamanha que só poucas pessoas tinham coragem de estarem presentes, além, claro de quem sofria a tortura.

Pôr a mão no fogo

O que significa?
Não duvidar do caráter da pessoa, confiar nela.

Como surgiu?
A expressão data da Idade Média quando a Igreja julgava as pessoas por heresia. Quando um condenado se dizia inocente, era submetido a uma prova que consistia em enrolar as mãos em estopa, envolvida em cera e caminhar alguns metros diante de um juiz e de testemunhas, segurando uma barra de ferro em brasa, o que derretia a cera. Passados três dias, tirava-se a estopa, se não houvesse nenhuma queimadura, a pessoa era considerada inocente e era solta, se, porém, houvesse alguma queimadura, ficava provado que a pessoa era culpada (porque Deus não a protegera) e ela era enforcada.


Imagem: bronx1985.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário