Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Arroz de festa


Arroz de Festa
O que significa?
 Pessoa que não perde festas.

Como surgiu?
Há duas hipóteses:
1) Talvez tenha aparecido do costume de se jogar arroz em recém-casados;

2) Esta é a mais provável e condiz melhor com a expressão: em Portugal, era costume, em todas as festas, apresentar uma sobremesa feita com arroz, que corresponde ao nosso arroz doce (arroz de leite), e que os portugueses chamavam de “arroz de festa”.



Botar as cartas na mesa

O que significa?
Mostrar as cartas, abrir o jogo.

Como surgiu?
Nos jogos de baralho, quando em certo momento um jogador tem de mostrar as cartas para os adversários.


Chegar de mãos abanando

O que significa?
Chegar de mãos vazias, sem coisa alguma.

 Como surgiu?
Quando chegaram os imigrantes ao Brasil, no séc. XIX, exigia-se que eles, para trabalhar na terra, carregassem suas ferramentas. Se isso não acontecesse, indicava que eles eram preguiçosos. Hoje, esta expressão é muito empregada, quando uma pessoa vai a uma festa em que deveria levar um presente, como, por exemplo, uma festa de aniversário, e chega de mão vazias.



Dar de mão beijada

O que significa?
Dar algo a alguém sem esperar retribuição.

Como surgiu?
Essa expressão foi empregada pela primeira vez pelo papa Paulo IV em documento de 1555. Na Idade Média, era muito comum os fiéis ricos fazerem opulentas contribuições com bens materiais, como terras e palácios para a Igreja. Sua única recompensa era poder beijar a mão do papa.


Entrar com o direito

O que significa?
Dar sorte, iniciar bem.

Como surgiu?
A expressão tem origem no Império Romano. Segundo a tradição dos romanos, nas festas, os convidados eram obrigados a entrar com o direito para evitar a má sorte. Isso porque, em latim, esquerdo significa “sinistro”. No Brasil, Rui Barbosa, utilizou esta expressão, quando do seu discurso por ocasião da posse de Hermes da Fonseca como presidente do Brasil: “Que o novo presidente entre com o direito”.

Fazer nas Coxas
O que significa?
Fazer malfeito, fazer rapidamente.

Como surgiu?
Nas pesquisas que fiz encontrei a seguinte explicação: surgiu na época da colonização do Brasil. As telhas de barro eram moldadas nas coxas dos escravos, o que as deixava irregulares. Sobre essa expressão, o prof. Cláudio Moreno diz:” Eu pensava, maliciosamente, que era expressão proibida à mesa de refeição porque indicava o velho sexo intercrural (ou interfemoral), tão praticado na Grécia, conceito muito conhecido pela minha geração mas que os jovens atuais simplesmente não entendem ("Se chegavam na portinha, por que não iam adiante?"), e que fazer nas coxas era fazer algo afobadamente, apressadamente, deixando malfeito e incompleto o que poderia ser melhorbem do jeito como vem sendo praticada essa etimologia de meia-pataca”

Lágrimas de Crocodilo

O que significa?
Choro fingido.

Como surgiu?
Essa expressão é utilizada numa associação ao fato de o crocodilo fazer pressão no céu da boca, estimulando as glândulas lacrimais, ao mastigar a sua presa. Esse réptil passa a impressão de que, enquanto se alimenta da sua vítima, chora.


Olhos de Lince

O que significa?
Enxergar muito bem. que tem uma visão acima da média.

Como surgiu?
Esta expressão apresenta duas hipóteses:
1) O maior número de explicações faz uma associação com lince, felino que enxerga muito bem;


2) Outra hipótese relaciona a origem da expressão à seguinte lenda da mitologia grega: Linceu foi o piloto do navio Argo, que levou os "argonautas (56 heróis) para conquistar o Tosão de Ouro (a de ouro do carneiro alado Crisómalo). Linceu tinha uma visão tão fantástica que podia ver através de paredes de pedra, podia também ver o que acontecia no céu e no inferno. Certa vez conseguiu até contar de uma vez e a uma distância de mais de duzentos quilômetros, o número de barcos de uma frota de guerra que tinha saído de Cartago. A expressão nasceu comoolhos de Linceu”, depois na linguagem popular houve a confusão entre Linceu e lince, e a expressão passou a ser "olhos de lince".


Rasgar Seda
O que significa?
Elogiar alguém com exagero; trocar amabilidades.

Como surgiu?
Quem a utilizou pela primeira vez foi o teatrólogo do Romantismo, Luís Carlos Martins Pena, o fundador do teatro de costumes no Brasil, em uma de suas comédias.Um vendedor de tecidos em uma cena faz elogias exagerados à beleza de uma jovem, chegando mesmo a oferecer-lhe algunspanos apenas pelo prazer de ser humilde escravo de uma pessoa tão bela". Entretanto ela percebeu as intenções do vendedor e respondeu: Não rasgue a seda, que se esfiapa.”, como quem diz que elogios em excesso podem causar efeito contrário.


Voto de Minerva
O que significa?
Voto de desempate, voto decisivo.
Como surgiu?
Está relacionada à mitologia grega. Agamenon, comandante da Guerra de Troia, fez uma aliança com os deuses, trocando a vida de uma filha sua pela vitória do exército grego contra os troianos. Ao saber disso, Clitemnestra, sua mulher ficou com muito ódio e assassinou-o. O deus Apolo mandou, então, o outro filho de Agamenon, Orestes, matar a própria mãe, vingando desse modo o pai. Orestes obedeceu, mas seu crime não poderia ficar impune. Apolo, entretanto, deu a Orestes o direito a um julgamento. Este foi o primeiro julgamento do mundo. Doze cidadãos decidiriam a sorte de Orestes. Houve empate. Quem desempatou foi a deusa da sabedoria Atenas, Minerva para os romanos. Seu voto foi a favor de Orestes, poupando-lhe a vida.


Imagens:Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário