Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







segunda-feira, 4 de março de 2013

Engolir sapos

Engolir sapos

O que significa?
Segundo o dicionário Houaiss, quer dizer “tolerar coisas ou situações desagradáveis sem responder por incapacidade ou conveniência”.

Como surgiu?
Essa expressão é tipicamente brasileira.
Há duas explicações para a sua origem:

1) A primeira é esta: nas bruxarias, o sapo, bicho gosmento, tem um papel muito importante. Havia uma crença segundo a qual este anfíbio possuía uma pedra na cabeça que era eficaz nos sortilégios. Portanto, o sapo está intimamente ligado a bruxarias.

2) A segunda explicação é bíblica. Deus enviou 10 pragas para castigar o Faraó, entre elas, a invasão das rãs, que tomaram conta das peças das casas dos egípcios, inclusive dos pratos na hora das refeições.




Santo do pau oco

O que significa?
Pessoa fingida.

Como surgiu?
No século XVIII, no tempo do Brasil Colônia, Portugal cobrava um imposto altíssimo sobre o ouro e as pedras preciosas extraídos das minas. Para burlar este imposto, os mineradores de Minas Gerais mandavam esculpir santos de madeira ocos, onde escondiam o ouro e as pedras preciosas. Como o povo era muito religioso, não permitia que as estátuas fossem quebradas pelos guardas das barreiras, e elas passavam incólumes, levando o seu tesouro.


Unha de fome


O que significa?
Pessoa sovina, avarenta.

Como surgiu?
A expressão surgiu numa analogia que os cristãos faziam dos judeus, que conseguiam acumular muitos bens ou que se apegavam exageradamente ao dinheiro ou aos bens materiais, com alguns animais, que possuíam garras afiadas e seguravam suas presas com cuidado para não perdê-las.

Imagem: blogdoenem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário