Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







domingo, 2 de junho de 2013

Casa da mãe Joana

Casa da mãe Joana

O que significa?
Lugar onde se pode fazer o que se quer, onde se pode entrar e sair, um lugar desorganizado.

Como surgiu?
Segundo o professor Reinaldo Pimenta em seu livro A casa da mãe Joana, a expressão surgiu no séc. XIV, por causa de Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença, portadora de grande beleza e inteligência e protetora de artistas e intelectuais. Ela se casou com Andrew, seu primo e irmão de Luís I, rei da Hungria. Consta que Andrew foi assassinado numa conspiração e que Joana estava envolvida. Ela fugiu, então, para Avignon (França) e passou a mandar e desmandar na cidade, chegando a liberar os bordéis, decretando que eles deveriam ter uma porta por onde qualquer pessoa poderia entrar e sair livremente. Em vista disso, cada bordel passou a ser chamado “paço da mãe Joana”. Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho e herdeiro, Carlos d´Anjou. No Brasil, a palavra paço foi alterada para casa.



Estar com a corda no pescoço

O que significa?
Estar em situação difícil, seja profissional, seja psicológica, seja financeira.

Como surgiu?
Sua origem vem da aplicação da pena de morte por meio do enforcamento, referindo-se às anistias que chegavam quando o condenada estava prestes a ser executado. 

Estar na pindaíba

O que significa?
Primeiro, temos que saber qual é o significado de pindaíba. Pindaíba, conforme o Dicionário Houaiss é “a designação comum a diversas árvores e arbustos da família das anonáceas”, com cujos galhos os índios faziam varas de pescar.
A fraseestar na pindaíba” indica que uma pessoa não tem dinheiro nem para as despesas essenciais.

Como surgiu?
Foram três as versões que encontrei para o surgimento da expressão:

1)De acordo com o linguista Batista Caetano, em Vocabulário, possuir somente uma vara para  pescar; talvez relacionada ao fato de que, quando o índio não conseguia pescar, ficava sem o que comer (analogia com a vara de pesca feita da pindaíba).

2) para do filólogo João Ribeiro, no livro A Língua Nacional: “pindaíba é uma selva densa de cipós onde, às vezes, os índios ficavam presos” daí a associação com dificuldade.

3)E, finalmente, segundo Nei Lopes, estudioso de línguas africanas, “a frase incorporou ao português pela língua quimbundo, falada em Angola. Pindaíba viria de uma junção de mbinda, "miséria", e uaíba, "feia"  e significaria estar na mais completa miséria”.

Imagem: danmonteirofp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário