Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







terça-feira, 23 de julho de 2013

À beça

À beça
O que significa?
Locução adverbial própria do português falado no Brasil, designa bastante, em grande quantidade, copiosamente.

Como surgiu?
Sua origem é meio controversa:

1)Foi popularizada pelo presidente do Brasil Rodrigues Alves, que governou de 1902 a 1906, que teria dito a um cidadão que lhe apresentou um pedido com um grande número de justificativas: “O senhor tem argumentos à Bessa”, numa alusão ao sobrenome do jurista sergipano Gumercindo Bessa (1859-1913), que apresentou inúmeros argumentos ao enfrentar Rui Barbosa na disputa pela independência do território do Acre, tendo Bessa saído vitorioso.

2)Encontramos também esta explicação: Havia um rico comerciante no Rio de Janeiro imperial, chamado Abessa, que usava roupas de grande luxo. Quando alguém também usava roupas pomposas, dizia-se que ele estava vestindo-se à Abessa, isto é, à maneira do comerciante.




Perder as estribeiras

O que significa?
Estribeiras ou estribos, “aros de metal, madeira ou sola que pende de cada lado da sela e que é utilizado como ponto de apoio para os pés do cavaleiro. Perder as estribeiras quer dizer descontrolar-se emocionalmente por alguns momentos.

Como surgiu?
Sua origem está nos jogos de cavalaria da Idade Média. Havia os jogos de argolinhas, torneios em que os cavaleiros, com o cavalo galopando, tinham que acertar com uma lança argolas penduradas. Se o cavaleiro tirasse os pés dos estribos, era desclassificado. No Brasil, nas corridas sertanejas de cavalos, se um cavaleiro perdesse os estribos, tinha de pagar uma bebida para os companheiros.

Do arco da velha

O que significa?
Designa histórias muito antigas, inusitadas, paradoxais, fantásticas, irreais.

Como surgiu?
Sua procedência está ligada ao arco-íris e ao Antigo Testamento. Temos duas explicações:

1)Depois do Dilúvio, apareceu no céu um lindo arco-íris com sete cores, que Deus enviou como símbolo da aliança que ele fez com os homens, que nesse episódio eram representados por Noé, e que não haveria mais dilúvios como o que acabar de acontecer. Nesse caso, a palavravelha” significa “velha aliança”.

2) Originalmente a expressão seria “arca da velha”, uma vez que as senhora mais idosas tinham o hábito de guardar objetos espantosos, extraordinários em seu baús (arcas).


 Imagem: estilo.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário