Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







sábado, 9 de agosto de 2014

Olha o passarinho!




Olha o passarinho!

O que significa?
Essa expressão significa que o fotógrafo vai bater a foto, capturar a foto.


Como surgiu?
Em meados do século XIX, quando a fotografia foi inventada, o processo de tirar uma foto era demorado. Era preciso fazer pose, isto é, as pessoas fotografada deviam ficar paradas durante uns 15 minutos para que a imagem fosse impressa dentro da máquina. Para os fotógrafos se tornava um grande desafio fazer com que as crianças ficassem imóveis durante tanto tempo. Então surgiu a ideia de colocar acima da máquina ou atrás do fotógrafo gaiolas com passarinhos a fim de distraí-las e, durante o tempo que fosse necessário (os 15 min.), o fotógrafo repetia a frase: “Olha o passarinho” constantemente.


Tintim por tintim

O que significa?
Explicar nos mínimos detalhes, sem omitir nada.


Como surgiu?
Esta expressão é usada tanto no Brasil como em Portugal. Tintim, conforme o filólogo brasileiro João Ribeiro, é a palavra que representa o som do tilintar das moedas, quando elas caem uma encima das outras, é uma onomatopeia. O nascimento da expressão “tintim por tintim” está relacionado à referência a uma dívida paga até o último centavo, paga com uma moeda sobre a outra até a última. 


Imagem: kavokada.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário