Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







sábado, 7 de setembro de 2013

Falar pelos cotovelos



Falar pelos cotovelos


O que significa?

Significa fala sem parar, falar demais, não dar oportunidade para que outros se pronunciem. É uma expressão metafórica, porque ninguém fala pelos cotovelos.


Como surgiu?

Quem primeiro registrou esta expressão foi o escritor latino Quintus Horatius Flaccus (65-8 a.C.), numa das suas sátiras. As pessoas que falam sem parar fazem o seu ouvinte se desinteressar pelo assunto, assim para chamar a tenção do interlocutor, ela o toca no cotovelo, daí a expressão. Segundo o folclorista brasileiro Luís de Câmara Cascudo, no sertão do Nordeste brasileiro, havia o costume de as esposas, à noite, na cama, tocarem o cotovelo dos maridos para fazerem as pazes, quando eles haviam brigado durante o dia.


Fazer o diabo a quatro


O que significa?

Quando alguém “faz o diabo a quatro”, faz uma grande confusão, uma baderna, uma desordem.


Como surgiu?

Nasceu na França. Na Idade Média, nas peças de teatro, uma das personagens era o diabo. Quando o autor queria fazer alguma desordem criava dois diabos, mas quando queria fazer algo inesperado, surpreender a plateia, criava quatro diabos, que bagunçavam o ambiente, daí surgiu a expressão “o diabo a quatro”.


Imagem: www.inglesnapontadalingua.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário