Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Acabar em pizza



Acabar em pizza

O que significa?
Esta expressão está mais relacionada à política e significa a falta de punição para atos de corrupção.

Como surgiu?
Quem usou a expressão pela primeira vez foi o jornalista Milton Peruzzi, do jornal Gazeta Esportiva, na manchete: Crise do Palmeiras termina em pizzapara noticiar, na década de 1960, que cartolas do Palmeiras haviam se reunido para resolver problemas do time profissional de futebol. Depois de 14 horas de intensas discussões, sem chegar a nenhuma solução, como estivessem com muita fome, foram para uma pizzaria onde comeram 18 pizzas e consumiram muito chope. De estômago cheio e cansados, foram para casa, e tudo ficou em paz.


Bater na madeira


O que significa?
Afastar o mau agouro.

Como surgiu?
 Historicamente, a árvore que se cultuava era o carvalho por sua força, altura imponente e poderes sobrenaturais. O culto surgiu há mais ou menos 4 mil anos entre os gregos, que observaram ser o carvalho atingido com frequência por raios e concluíram que neste tipo de árvore habitava o deus dos relâmpagos. Eles acreditavam que se batessem na base do carvalho, afastariam os maus pensamentos e o azar, porque a pessoa estaria pedindo ajuda ao deus. Notou-se este mesmo costume entre algumas tribos indígenas da América, apenas o deus deles era o deus-céu.


Fazer a sesta


O que significa?
Descansar após o almoço.

Como surgiu?
Este costume, o tinham os antigos romanos. Chama-se sesta porque é a sexta hora do dia romano, que começa às seis horas da manhã. Este hábito acontece ainda em nossos dias em alguns países, que fecham o comércio na hora da sesta, reabrindo-o no meio da tarde. Segundo pesquisas, fazer a sesta diminui o risco de morte por doenças cardíacas.


Imagem:alexfantastico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário