Blog de ditos e expressões populares seu significado e sua origem (controvertida, às vezes). Nasceu da minha curiosidade pelo tema e é resultado de pesquisas na Internet.







quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dormir com as galinhas



Dormir com as galinhas

O que significa?
Dormir cedo, logo que escureça.

Como surgiu?
Essa expressão está ligada ao hábito das galinhas de irem para o poleiro logo que o sol se põe.


Memória de elefante

O que significa?
Muita facilidade para lembrar e para memorizar lugares, acontecimentos, datas, nomes, etc.

Como surgiu?
Surgiu com os estudos que comprovaram a grande facilidade que o elefante tem para lembrar, fixar e repetir tudo o que lhe é ensinado. Ele reconhece rotas e outros elefantes, mesmo que se passem décadas sem ter ido por aqueles caminhos ou visto aqueles outros elefantes. É bom deixar claro que essa expressão nada tem a ver com o tamanho do animal, e sim com a sua capacidade de memorização. Foi a frase "Mulheres e elefantes nunca esquecem uma ofensa", do escritor Hector Saki, que ajudou a popularizar a expressão.  

Segurar a vela
O que significa?
Uma pessoa acompanhar um casal de namorados.

Como surgiu?
Antes da invenção da lâmpada elétrica, eram usados para iluminar as atividades noturnas velas e candeeiros. Essa expressão vem desde a Idade Média, quando havia pessoas indicadas para segurar a vela à noite, a fim de que seu senhor enxergasse o trabalho que estava executando. Nos estabelecimentos que funcionavam apenas à noite ou nos eventos que aconteciam também somente à noite, quem acendia e segurava a vela eram garotos. Caso um senhor quisesse ter relações sexuais com sua mulher com luz, ele designava um criado para segurar o candeeiro. Entretanto o criado deveria ficar de costas para não perturbar a privacidade do casal. Talvez seja daí que tenha advindo o significado que hoje adquiriu esta expressão.

Imagem: www.canstockphoto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário